Pages

sábado, 15 de dezembro de 2012

Texto de uma Tabuacense

Partilhamos este texto por razões óbvias.

É um texto que nos marca, e no qual muitos de nós nos vemos nele.

Autora: Nucha Martins
Desejos de muita força
_____________________________________________


FELIZ NATAL SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA 

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tabuaço,
Venho por este meio desejar-lhe Feliz Natal!

Venho desejar-lhe aquilo que, por pouco, me era impossível ter, graças, também, ao seu contributo, quando me deixou a mim e ao meu marido no desemprego, este ano. Mas não vamos falar do meu marido, simplesmente porque os seus ouvidos não são suficientemente dignos de ouvir falar de uma pessoa tão nobre, tão generosa, tão humilde como o meu marido. E também não vale a pena cair no erro de mandar alguém comentar que a culpa do desemprego do meu marido (e de outras pessoas) não é sua, porque já lhe é conhecida e famosa a capacidade que tem de sacudir a água do capote e mandar delegar a culpa do desemprego no nosso concelho no anterior presidente da Câmara. Cada um que assuma a sua culpa e o senhor aguente com a sua quota-parte!

Deixo-lhe estes votos de Feliz Natal porque, bem vendo as coisas, foi graças a si e à sua postura na política que me foi possível ver e comprovar certas coisas que até há bem pouco tempo me passavam despercebidas ou não dava o devido valor. Hoje apercebo-me que, apesar de tudo sou uma pessoa de sorte. Tenho os melhores pais do mundo, tenho os melhores sogros do mundo, tenho a melhor irmã que algum dia alguém poderia ter, tenho um cunhado que embora ausente está sempre aqui! São estas pessoas que me protegem, que me dão força, que me ajudam, que me têm amparado a todos os níveis possíveis e imaginários e que fazem o meu Natal Feliz! Foi graças à sua atitude ao tirar-nos, a mim e ao meu marido, o nosso trabalho, que me apercebi que estou rodeada de pessoas de bem, que me amam, que me respeitam, que estão cá para mim. 
Durante a época natalícia, enquanto o senhor presidente andar a distribuir ambiciosa e interesseiramente cabazes de natal, eu estarei com a minha família, com os meus amigos. Entregue bem e justamente esses cabazes. Lembre-se que, para alguns, será mesmo uma ajuda para um Natal melhor. Mas esse cabaz não paga a prestação da casa, a prestação do carro, os tratamentos de saúde, dos jovens casais, dos funcionários e funcionárias que o senhor colocou no desemprego. 

Não escrevo estes votos de Feliz Natal para o senhor, ou seja quem for, ter pena de mim. Eu sou uma pessoa muito feliz, sou de bem com a vida, tenho uma alegria e uma vontade de viver que apenas a minha família e os meus amigos conhecem. Eu sou de lutar. E vou lutar, pode acreditar! Eu sou filha de Tabuaço, sou filha desta terra. Foi aqui que investi, afinal moro cá, cá comprei a minha casa, foi aqui que decidi viver e é aqui, no meu tão amado Tabuaço que quero ficar, estou a lutar por isso! Enquanto o senhor presidente viveu a sua vida fora de Tabuaço, eu cresci cá. Enquanto o senhor presidente voltava e se lembrava de Tabuaço, de quatro em quatro anos, eu nunca saí de cá. E é aqui que quero ficar! E vou ficar, se Deus quiser!

Venho desejar-lhe Feliz Natal senhor presidente porque o senhor bem precisa que lho desejem. Nestes dias das Festas eu estarei rodeada da minha família, dos meus amigos, eles estarão comigo, alguns estarão mesmo comigo, à minha mesa, farta, graças a Deus, e o senhor, por mais farta e luxuosa que seja a sua mesa e a sua decoração de natal, terá às suas costas o peso do desemprego de dezenas de pessoas. Terá às suas costas as injustiças que tem vindo a cometer ao longo destes três anos. Terá às suas costas as subtis e perspicazes, de tão bem dissimuladas e disfarçadas, ameaças que leva a cabo. E, por último, terá às suas costas um concelho e no seu íntimo saberá que já vai grande a sua quota-parte de culpa dos problemas do meu concelho. E não são os cabazes que acabou de entregar ou os cheques-brinde que estarão ainda por distribuir que atenuarão estes problemas. Por trás da sua politiquice há pessoas, há vidas, e vidas que dependem dessas vidas. 

E por todos estes motivos eu lhe desejo um Feliz Natal, porque não faltará quem lhe deseje o contrário! 

Quanto ao desejo de próspero Ano Novo…seja o que Deus quiser! 

Os meus melhores cumprimentos

3 comentários:

  1. Aqui está uma mulher com co...ragem!!!
    Parabéns, Nucha!
    Verbalizaste o que muitos de nós pensa, mas que por cobardia ou falta de frontalidade (ou medo de coacção) não diz abertamente!

    ResponderEliminar
  2. Eis aqui uma boa Noticia.
    Estamos a menos de 1 ano da Abertura Oficial da época do Porco no Espeto em Tabuaço.
    Preparem-se que este ano vai ser á "FARTAZENA".
    Vai haver porco daqui porco dali....

    VIVA A "Politica do Porco"

    Ass: ANARQUISTA

    ResponderEliminar
  3. O Dr. João Ribeiro, nada fez durante toda a sua vida por Tabuaço, apenas chegou há 4 anos para ir para o poleiro e encher a barriga dele e dos amigos e os municipes que se lixem.

    ResponderEliminar